Do exótico Pakaas, segui para a cidade de Guajará-Mirin-Rondônia-Brasil, que faz fronteira (aquática) com a Bolívia e fica meia hora (ou menos, segundo informações de um leitor do blog que conhece bem o local) de barco da cidade boliviana de Guayaramerin.
É preciso coragem, espírito aventureiro e disposição para querer pernoitar do lado de lá... Isso mesmo!
A aventura começa quando se busca o transporte de travessia, embarcações conhecidas pelo nome de "voadeiras", elas vêm e vão o tempo todo (e lotadas de gente) de lá pra cá e vice-versa.
Chegando no país vizinho o melhor meio para se transportar são os moto-táxis, uma motocicleta "enjambrada" que se assemelha aos "tuc-tucs" indianos. É bom ficar esperto, pois quando os motoristas percebem que o passageiro é do Brasil, tentam aumentar o preço da corrida, mas eu já fui pra lá sabendo que o valor praticado é de R$ 5,00 (cinco reais) a corrida.
A cidade é "mini" e dá bem para circular a pé... Tudo fica numa rua principal... Tudo significa o comércio do lugar, que é o que os brasileiros mais procuram. Para quem ainda não conhece nem nunca foi para lá, esteja preparado para encontrar um lugar "fora da lei", carros e motocicletas sem placas (imagino eu que levadas diretamente do nosso país pra lá) e a sensação que advém disso é de medo... Quase desisti de pernoitar por lá, mas como boa ariana, não desisti de tentar a experiência, mas diminui de duas noites para uma só.
Para quem tem a chance de viajar para o exterior de vez enquando eu digo que vale muito mais a pena comprar nos "duty-frees" da vida do que se arriscar indo para Guayara.
O hotel que um amigo meu, nascido em Guajará e bem entendido em Guayara indicou foi o HOTEL ITAUBA. Dizem que se trata também do melhor e mais confiável lugar para se alimentar na cidade e eu não quis me arriscar de comer em outro lugar. Fui direto para lá almoçar e depois já me instalei no hotel.
Confesso que conseguir reservar uma "habitación" no hotel não foi nada fácil. Procurei pelo google.com e não encontrei nenhum site oficial, nada para que eu pudesse entrar em contato e ficar tranquila de que não estaria no "olho da rua" em plena Bolívia... Como não encontrei, procurei com uma amiga minha que tem uma agência de viagens aqui em Porto Velho e ela me disse que apesar de muitos clientes questionarem sobre o hotel, ela prefere não intermediar essa reserva porque geralmente acontecem alguns "probleminhas" com o lado de lá e os hóspedes acabam fincando na mão... Mas como não desisto NUNCA, fiz um verdadeiro "pente fino" no "Doctor Google", dessa vez com muita meticulosidade, e encontrei um número de telefone que duvidei muito que funcionaria... Mas aí, entrando em outros sites bolivianos, descobri que, assim como no Brasil, eles incluíram um número a mais na discagem antes de todos os outros números... Foi o que fiz, tentei ligar incluindo esse número e "BINGO"! Consegui realizar a reserva.
Caso você queira se aventurar por lá, vou facilitar a sua vida inserindo aqui todos os contatos, segue:
HOTEL ITAÚBA
email: itaubaecoresort@bol.com.br (detalhe que o email é "made in Brazil" hihihi)
Tel: 03(855) 3514 (para ligar do Brasil disquei assim: +591 -código da Bolívia- + 38553514)
Celular no Brasil: (69) 9244-6691
O que há de mais lindo no hotel são os pássaros silvestres que, segundo esclarecimento que consta do próprio cardápio do restaurante, são animais recolhidos de contrabando e que não se adaptam mais à natureza, ficando a cargo dos proprietários o cuidado dos bichinhos.
Veja algumas imagens do hotel:
Espero ter saciado alguma eventual dúvida!
Boa viagem!
ME DECULPA MAIS TEM ALGUNS ERROS NESSE SEU DEPOIMENTO ,PRIMEIRO: NÃO SE ESCREVE Guajaramirin e sim GUAJARÁ-MIRIM;SEGUNDO:NÃO DEMORA MEIA HORA DE GUAJARÁ PRA GUAYARAMERIN NO MÁXIMO DEZ MINUTOS;TERCEIRO:OS MOTORISTAS SÓ ENGANAM QUEM É DE FORA DA REGIÃO E QUE NÃO SABEM
ResponderExcluirO PREÇO DAS COISAS, QUEM É GUAJARAMIRENSE SABE MUITO BEM DISSO E DA PRÓXIMA VEZ QUE VOCÊ FOR FALAR SOBRE UM LUGAR QUE VOCÊ NÃO CONHECE É MELHOR NEM FALAR PRA NÃO PASSAR VERGONHA ,POIS EU DUVIDO QUE ALGUÉM QUEIRA CONHECER GUAJARÁ OU GUAYARAMERIN DEPOIS DESSA SUA AVENTURA NUMA TERRA DE LADRÕES ONDE TUDO É FORA DA LEI E PERIGOSO.
Caríssimo ou caríssima leitor do blog,
ResponderExcluirPrimeiramente muito obrigada por sua participação. Fico muito feliz quando alguém lê, comenta ou participa aqui. Esse feedback é o modo mais interessante que tenho de receber conhecimento e informações.
Quero pedir desculpas pelos meus equívocos e, principalmente se eu retratei as minhas impressões passando uma ideia negativa do lugar. Na verdade, quando a gente decide ter um blog, mesmo sem saber, acaba se tornando divulgador de opiniões que podem sim influenciar as pessoas. E é exatamente por isso que tento ser o mais fiel possível aos meus sentimentos e percepções.
Preciso deixar claro que não sou a dona da verdade, que a minha opinião é limitada ao que eu conheço da vida e do mundo, ou seja, muito insignificante diante da grandeza da vida e da riqueza das coisas.
São opiniões minhas, pessoais, mas não tenho intenção alguma de prejudicar ou de fazer com que se tenha uma imagem ruim e assim por diante.
Esse blog se presta a esse fim!
E é por isso que sempre procuro escrever e colocar fotografias com imagens do lugar, pois assim fica mais fácil o leitor formar a sua própria ideia a respeito das coisas.
Eu sou de fora e realmente não conhecia o lugar e por isso mesmo me senti insegura por ter sido enganada pelos motoristas que deveriam atender a todos equitativamente, recebendo os de fora com ainda mais carinho e cuidado, não acha?
De qualquer forma suas palavras me foram muito válidas, serei mais cuidadosa com meus textos e cautelosa com a transmissão de meus conceitos.
Vivendo, evoluindo e aprendendo! Esse é o lema!
Felicidades e volte sempre!
Sinceramente,
Paula Veit
Oi Paula,
ResponderExcluirTo aqui fussando o google procurando mais informacoes sobre Guayaramerin e por um acaso te encontrei... Interessante o seu blog...Adorei!
Eu e meu marido estamos pensando em nos aventurar em dar "um pulinho" la, mas claro que temos de ter pelo menos uma idea de como sao as coisas do lado de la e tbm ter certeza de que iremos ter um lugar seguro e tranquilo para dormir.
Adorei as fotos e o hotel me parece ser bem legal.
Entao, quero lhe agradecer pelas informacoes aqui dadas.
Te desejo muita paz e luz para seu caminho e claro, para suas viagens tambem.
Tudo de bom!
Christine
mcramosdeoliveira@yahoo.com
Olá Christine!
ResponderExcluirObrigada pela visita e fico muito muito feliz por ter conseguido auxiliar de alguma forma.
Espero que vocês consigam fazer ótimas compras e apreciar as riquezas oferecidas por lá!
Caso queira, envie também as suas impressões sobre o local para que eu possa alimentar ainda mais o blog de informações.
Felicidades!
Sds,
Paula Veit
olá bom dia.
ResponderExcluirSou de Guajará-Mirim RO Brasil.
Meu nome é Jederson William Trevisan
e fico feliz por vc ter vindo a Guajará Mirim, a perola do Mamoré.rsrsrs
ao contrario do que muita gente pensa, aqui nao tem onça andando nem indio brincanco de tiro ao alvo com arco e flechas, (hohoho)
Nao moro mais lá, mais toda vez que posso, volto la, adoro viajar, de moto, carro, até a pé(uma vez passei 4 horas andando numa dessas aventuras pro ACRE, onde o pneu da minha moto furou no meio da BR, e daí vc ja imagina ne?!) o que mais gosto é de viajar pra rever minha cidadezinha pequena e lindinha, digo a você, se voce nao foi la e nao comeu um ''Mac Lanche Feliz''(um pastel de queijo e um refrigerante parecis, rsrs) la na pracinha, entao te digo que nao aproveitou a viagem.
e por falar no PAKAAS, todos os meu parentes que moram nesse Brasil a fora, se encantam com o encontro das aguas, e com toda beleza daquele lugar, somos privilegiados por ainda ter tantas riquezas naturais, que todo o resto do Brasil desprezam por uma horrivel ganancia.
engraçado como quando vou para os litorais de das bandas de SP, falo que tomar banho de RIO é bem mais gostoso do que de MAR eles ficam desejando essa sensaçao de nadar em aguas doces...
bom abraços a todos que queiram se aventurar.
venham pra Guajara-mirm RO.
voce nao vai se arrepender.
PS. nao deixem de comer no RESTAURANTE CÊ KI SABE.
é o melhor da cidade!
saudaçoes de GUAJARA_MIRIM
Olá Jederson, bom dia!
ResponderExcluirPrimeiramente, obrigada pela visita e participação aqui no blog. Fico feliz quando vejo que as minhas palavras são lidas e comentadas por alguém.
Sua terra é realmente muito rica e possui belezas naturais muito particulares e especiais.
Obrigada pelas dicas deixadas e quando eu voltar preciso comer o tal MacLancheFeliz!
Eu conheci o Restaurante CêKiSabe e realmente aprovo a culinária. Provei de pratos com peixes e me deliciei...
Saudações e felicidades!
Volte sempre!
Paula
ola PAULA gostei do seu blog;tenho muitas saudades dessa terra,porque e ai que ficou toda familia do meu pai.perdi o contato com todos eles!
ResponderExcluirOlá querida Ana, seja muito bem vinda!
ResponderExcluirMuitíssimo obrigada por seus comentários e pela visita aqui no blog, fico muito feliz que você tenha gostado da postagem.
É realmente muito bom quando temos a oportunidade de ler um pouquinho sobre lugares que tenham um significado importante em nosssas vidas.
Volte sempre e felicidades!
Paula
Olá Paula primeiramente obrigada pelas informações do Hotel Itaúba pois irei eu e meu esposo para passarmos as Férias em Janeiro. Foi ótimo as suas informações.
ResponderExcluirOlá, querido (a)! Bem vindo (a) ao blog!
ResponderExcluirQue bom saber que contribuí de alguma forma.
Que vocês tenham uma viagem incrível, inesquecível e maravilhosa!
Feliz 2014 e que este novo ano venha recheado com muitas e muitas viagens.
Beijos,
Paula
Olá! Obrigado pela contribuição. Parabéns pela iniciativa. Att. Francis Lucena.
ResponderExcluir