Quando se tem vontade de caminhar, disposição para vasculhar e ânimo para conhecer, em menos de um dia é possível explorar e descobrir riquezas quando o lugar é pródigo em história, charme e opções.
Recife é um desses lugares!
Com pouquíssimo tempo a disposição, decidi me concentrar em destinos que uma revista especializada (Viajar pelo Mundo) havia indicado num de seus recentes periódicos, pouquinho antes do Carnaval.
Como meu dia começou pela metade e meu estômago estava encostando nas costas quando o ponteiro do relógio já marcava mais de 14h, decidi conhecer o Restaurante Parraxaxá, que é uma excelente opção para quem tem o tempo exíguo, que era o meu caso.
Um buffet recheado de pratos regionais, com atendimento rápido e gracioso, no estilo nordestino de ser, o aconchegante lugar me ofereceu um suco delicioso de pinha, exótico como eu gosto. Adorei!
-> Localização: bem grudadinho da Praia de Boa Viagem, o Parraxaxá fia na RUA BALTAZAR PEREIRA, n. 32.
Para mais informações basta acessar www.parraxaxa.com.br
Ou entar em contato pelo telefone (81) 3463-7874.
FUNCIONA: todos os dias a partir das 11h30.
De lá, mais calminha depois de matar quem estava me matando, tomei um táxi (o que foi meio complicado, haja vista que aos domingos a frota de taxistas simplesmente desaparece. Por isso, aconselho sempre andar com um cartãozinho de algum taxista conhecido ou de um Rádiotáxi à mão) e segui direto para o RECIFE ANTIGO.
Lá o meu ponto de parada seria o Cais ou Forte das Cinco Pontas, de onde saem os passeios de Catamarans pela cidade e eu adianto logo: VALE MUITÍSSIMO A PENA!
-> CATAMARAN TOURS: Avenida Sul, 50m após o Forte das Cinco Pontas, à direita. Valor do passeio: R$ 30,00.
Saídas as 10h; 16h e 20h.
Para mais informações acesse www.cataarantours.com.br
Ou ligue para reservar (81) 3424-2845 ou (81) 0073-4077.
A empresa oferece também outros passeios tais quais:
- Recife e seus bairros;
- Ilha de Santo Aleixo;
- Praia dos Carneiros;
- Ilha de Itamaracá.
Veja algumas imagens que fiz ao longo do percurso que dura cerca de 1h10:
Depois do passeio rumei para a Feirinha do Bom Jesus que é mesmo tudo-de-bom para uma "pessoinha" como eu que é simplesmente adoradora de feiras, mercados de pulga e afins.
Também vale a pena dar uma volta no Espaço Alfândega, onde antigamente funcionava o setor aduaneiro de Recife e hoje foi transformado num pequeno e elegante shopping - fica bem pertinho da feira, caminhando levei, seguramente, menos de 10 minutos.
Finalizo esse post com as palavras de um pernambucano ilustre, Ascenso Ferreira:
"Hora de comer, - comer!
Hora de dormir, - dormir!
Hora de vadiar, - vadiar!
Hora de trabalhar?
- Pernas pro ar que ninguém é de ferro!"