Minha amada amiga Jan (outro dia conto direitinho o significado das minhas amigas Jans) decidiu participar do quadro "COMPARTILHE SUAS ANDANÇAS", aproveite e confira suas dicas sobre a inesquecível viagem que fez para Istambul na Turquia.
Por Sandra Batalha
Bem...dizem que: “Quem planeja viaja duas vezes e quem a conta, TRÊS !!! “ .
A caminho do Egito, decidi fazer um pit stop em Istambul-Turkia e pude conhecer um pouco desta cidade encantadora !!
Istambul é a única cidade do mundo situada em dois continentes Europeu e Asiático – Delimitado pelo estreito de Bósforo, que faz ligação com mar Negro e o Mar de Marmara e separa a Europa da Ásia – O lado Europeu é onde se concentra o comércio e o centro de negócios e o lado Asiático é a área residencial, estando devidamente situada geograficamente...
Vamos lá a algumas dicas:
Hotel pequeno, charmoso , bem localizado (http://www.rasthotel.com/) e com uma vista INCRÍVEL da Mesquita Azul.
Na recepção o simpático atendente me deu um mapa, marcou um X no local do hotel e disse: Istambul te espera !! Então tá... mapa na mão e lá vou eu pelas ruas movimentadas e históricas da bela Istambul. Não foi difícil conhecer os principais pontos turísticos do berço das civilizações; logo na praça do museu encontrei um vendedor de livros sobre história de Istambul e para a minha surpresa, tinha livros em português !! Eureka !! não precisaria pegar carona nos guias alheios...rssssss.
A primeira parada foi no museu de Santa Sofia, que já foi igreja cristã, mesquita Muçulmana e hoje é um lindo museu que ainda guarda em suas paredes, resquícios da Era Cristã e também da muçulmana deixando claro que o importante é ter fé !!
Próxima parada, BASÍLICA CISTERNA (Yerebatan Sarnici) - tem 70 metros de largura, 120 metros de comprimento e é suportada por 336 colunas tendo sido descoberta por acaso, quando moradores das redondezas – ela fica a poucas quadras da Igreja de Santa Sofia e é a maior das 60 já encontradas ao redor da cidade - foram construídas na Era Bizantina para guardar água das fontes e rios; mas não foi fácil encontrar, já que fica no subterrâneo de uma praça e sua entrada é uma portinha, bem discreta com uma placa escrita em turco, confesso que passei por ela várias vezes, até que vi um monte de japoneses entrando... logo pensei, alguma coisa tem ali... e fui atrás rsssss
Foi o lugar mais intrigante que conheci lá, tem uma aura diferente, é como se você fizesse parte da historia. A baixa iluminação cria um ar ainda mais misterioso; até entrei no clima e me vesti a caráter para registrar o momento. Neste local foram descobertas duas cabeças de medusa como base de pilares que sustentam a cisterna .
Após o passeio você pode tomar um "chai" ou um café turco (sem coar) num café charmoso que fica poucos metros acima da cisterna e tem um ar muito charmoso como nos castelos medievais, fiquei tão distraída com pó de café na boca que não registrei o local, dá próxima não esquecerei.
MESQUITA AZUL – Mesquita do Sultão Ahmet – é a maior e mais esplêndida mesquita da cidade, foi construída por volta de 1.610 e é chamada de azul porque utilizou 21.043 peças de azulejos produzidas nas oficinas do Palácio de Iznik.
Tudo nela é grandioso, exagerado, luxuoso (tapetes de seda com centenas de metros, candeeiros de cristal etc...) , não me cansava de olhar. Para entrar você deve tirar os sapatos e cobrir os cabelos em respeito ao Islam. O passeio é gratuito e você contribui com o que quiser na saída da mesquita.
Ao lado da mesquita fica o Hipódromo, hoje é Praça de Sultão Ahmet – é o coração da Cidade Antiga, antiga messssmo, ano 203 durante Reinado de Septimus Severus, logo após conquista romana da cidade – foi construído para as cerimônias do Imperador Bizantino Constantino, O Grande, jogos esportivos, protestos políticos etc.
No centro da praça tem um DILIKITAS – obelisco; presente de um faraó há 3.500 anos (isso que é presente pra vida toda) além do obelisco uma fonte alemã datada de 1898 e a coluna Serpentina datada de 479 a.C. foi trazida do Templo de Apolo em Delfo na Grécia pelo Imperador Constantino. Foi incrível sentar num dos bancos e ler a história do local – viajei ainda mais (santo livro rs).
Saindo do restaurante têm várias lojas de souvenirs e docerias... Ah as docerias turcas merecem um capítulo à parte !! Um convite ao diabetes !!
Eu deveria ter estudado um pouco mais sobre a cidade antes de ir, teria aproveitado muito mais... conhecer melhor o destino torna a viagem muito mais interessante !! Mas ainda volto lá e vejo tudo de novo !!!
Vista geral da cidade – foto tirada do livro
Visite a Turkia através de fotos 3D : http://www.3dmekanlar.com/en/3d-mosques-turkey.html e conheça lugares e histórias como a da Ilha da Filha http://www.3dmekanlar.com/tr/kiz-kulesi.html
Ilha da Filha (Kiz Kulesi) - Um sultão teve um sonho que a filha dele morreria picada por uma cobra. Para evitar essa tragédia, ele a prendeu em uma ilha, localizada no meio do Rio Bosphoro. Ali a moça ficou durante anos e anos. Num certo dia, enquanto o navio que trazia mantimentos, uma cobra escondida no porão do barco se esgueirou até a ilha e mordeu a moça. A ilha, que abriga uma pequena torre, virou atração turística em Istambul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bonjour viajante, seu comentário é precioso! Volte sempre e obrigada pela participação!